lunes, 3 de agosto de 2009

Nota de mi estancia en Brasil

Comparto una nota publicada en site brasileño, de mi estancia por algunas regiones de Brasil, está en portugués, pero da para ser leído.

29.07.2009

Representantes de entidades estrangeiras visitam Movimento dos Atingidos por Barragens
O MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) e demais movimentos sociais receberam a visita nos últimos dias de dois militantes de organizações sociais de outros paises Juan Pablo Soler da Rede Latina Americana contra as Barragens da Colômbia (REDLAR) e de Erick Barrera da Fundação Promotora de Coperativas (FUNPROCOOP) de El Salvador. Os mesmos estiveram participando do curso de extensão e especialização "Energia e sociedade no capitalismo contemporâneo" convênio do MAB com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ), que teve inicio no ultimo dia 10 de julho, no Rio de Janeiro.
Na região Sul os militantes estão visitando comunidades e municípios atingidos por barragens, com o objetivo de trocar experiência com os movimentos sociais do campo. Até agora, realizaram visitas em Mariano Moro, Marcelino Ramos, Charrua, Barão de Cotegipe, Pinhal da Serra, Esmeralda RS e reassentamentos em Santa Catarina. Cada um deles trouxe uma série de elementos que aproximam a luta dos trabalhadores na América Latina.
Juan Pablo explica: “Redlar, a Rede Latino-Americana contra Represas, é uma iniciativa de organizações que se preocupam com o bem-estar das suas comunidades e da soberania sobre suas águas. A rede inclui mais de 250 membros de organizações sociais, povos indígenas, ambientalistas, os direitos humanos, as redes de mulheres, frentes, e os movimentos de 18 países da América Latina, envolvendo mais de um milhão de pessoas”, Fue constituida en San Pablo, Brasil, en ocasión de encontrarse varias organizaciones de America Latina en la Consulta Regional convocada por la Comision Mundial de Represas los dias 12 y 13 de agosto de 1999 en la ciudad de San Pablo, Brasil. afirma Pablo.
Erick Barrera, da Fundação Promotora de Coperativas (FUNPROCOOP), fala que a fundação apóia processos que visam construir alternativas de produção e comercialização sustentáveis para cooperativas e comunidades rurais, a partir de propostas e práticas de educação popular e assistência técnica para o desenvolvimento. O objetivo é fortacelecer as organizações e atores que interagem com elas para construir movimentos sociais com capacidade de mobilização e intervenção política.
Ricardo Montagner do MAB considera muito importante este tipo de intercâmbio: “Estes intercâmbios com outros movimentos serve para fortalecer e unificar a luta dos atingidos por barragens na América Latina.”Afirma Montagner.

No hay comentarios:

Publicar un comentario